Novos Passos

Quem somos

Uma equipe de profissionais que proporciona oportunidades para vivências instigantes, curiosas e surpreendentes que levam à aprendizagem consciente.

 

Sobre nós

A Novos Passos atua na promoção do desenvolvimento social através de programas de educação envolvendo arte e cultura para crianças, adolescentes, jovens e comunidade em geral.

Através  de vivências em cursos diversificados, promovemos o desenvolvimento humano nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo  para a  formação educacional e preparação de multiplicadores dessas ações.

 

Projeto pedagógico

O projeto pedagógico da Novos Passos está configurado de forma a atender as exigências do momento em que vivemos, sem perder de vista os valores permanentes. Uma metodologia que instrumentaliza a pessoa no processo de uma constante busca do conhecimento, com competência, respeito à diversidade, atitude crítica e formação para a cidadania.

 

Nossa missão

Desenvolver, através de uma prática acolhedora e participativa, cidadãos conscientes de suas capacidades para construir coletivamente uma sociedade justa, equilibrada e sustentável, possibilitando a todas as pessoas serem felizes e agirem com sabedoria.

 

Nossa visão

Fazer da aprendizagem um processo ativo, significativo, atraente e vivo que contribua para a construção de saberes e habilidades com competência.

 

Nossos valores

Excelência, sustentabilidade, integridade, inovação, respeito.

 

Nossa história

Esse trabalho conta com ideias atuais embora esteja em prática há mais de 20 anos. Nesse tempo pôde ser percebido a necessidade crescente  de gerações por uma educação diferenciada em saber administrar  e cultivar uma infância criativa, observadora e perseverante. Com  o passar do tempo e os avanços tecnológicos, muitas atividades inovadoras e instigantes foram substituídas no gosto e preferência das crianças. Com essa preocupação, iniciamos e continuamos um trabalho abrangente e diversificado que envolve a arte em tudo que fazemos.   A partir da inquietação e a situação da educação no Brasil, que foca na preparação prematura de crianças para o vestibular ao invés de investir na formação e aprimoramento do jovem para a vida, fomos construindo a  história da Novos Passos e foi preciso uma longa jornada para se transformar no que é hoje.

No decorrer de muitos  estudos, foi iniciado um trabalho  colocando  o aprendizado obtido em prática, abrindo um espaço muito simples porém muito rico como: atividades no quintal, cozinha,  palco, camarim com muitos figurinos, prateleiras  e prateleiras com materiais expressivos e muitos livros.   Ali durante doze anos foram feitos registros sobre a atuação e reação das crianças frente às atividades desafiadoras.  A  sede foi realocada para seu local atual no mesmo bairro da Mooca.

A partir  de 2015 a Novos Passos, em parceria com profissionais engajados no desenvolvimento de pessoas passou a ter o atendimento preventivo e terapêutico em fonoaudiologia, psicomotricidade, psicopedagogia e psicologia.

Ser parceiros na educação é ter um olhar diferenciado que compartilha emoções e complementa o saber.

E com esse pensamento, convidamos os apaixonados pela educação e cultura a participarem desse trabalho que exige atitude com capacidade de observar, refletir, dialogar e trocar ideias.

Gratidão.

Maria Luiza Mion